segunda-feira, 22 de março de 2010

Definição de Meta-Modelo de Gestão da Tecnologia da Informação

Introdução
A necessidade de melhoria na eficiência da produção de serviços e produtos de TI é uma realidade que permeia desde grandes corporações até empresas de menor porte em diferentes segmentos de mercado. Para uma gestão de TI se tornar eficiente é necessário que sejam trabalhados os desafios e problemas apresentados pela TI. A gestão não deve apenas prevenir problemas, mas garantir uma vantagem competitiva [IT Governance Implementation Guide, 2007].


Estudos do Gartner de 2002 revelam que mais de 20% de todos os investimentos em TI são completamente desperdiçados ou falham em trazer benefícios ao negócio, o que equivale a uma destruição de valor de aproximadamente U$600 bilhões [Val IT,2008]. Como conseqüencia desses fatos um dilema crítico e comum que confronta diferentes organizações, independente do tamanho e ramo de atuação, é como garantir que os investimentos feitos em TI vão gerar resultados concretos, mensuráveis e tangíveis.


Problema
As empresas de base tecnológica ou que dependem da Tecnologia da Informação para o seu funcionamento são forçadas a melhorar o seu desempenho e eficiência na gestão, produção e entrega dos seus serviços. Com base na necessidade de melhoria dos serviços prestados e resultados esperados, vários modelos foram criados e adaptados nos últimos anos com o objetivo de atender esta demanda1. No entanto, independente do tipo de metodologia ou serviço proposto, esses modelos se tornam caros e difíceis de serem implementados e adapatados para empresas de menor porte, uma vez que a necessidade de conhecimento e mudança organizacional é significativa, gerando um custo inicial alto sem o respectivo retorno.

Objetivo
O passo mais importante do trabalho é definir, dentre os modelos de mercado, quais processos são mais propícios a serem implantados de forma conjunta, buscando a melhor relação possível quanto ao resultado esperado e o custo de implantação. Agrupar os processos por segmentos de mercado, porte de empresas ou objetivos organizacionais como melhoria da qualidade, aumento da produtividade e objetividade quanto a gestão e tomada de decisões é parte da proposta para solucionar o problema de adaptação dos modelos.